5 de janeiro de 2009

Curso linux 40 horas

Memória Unidade 1

Dos sonhos aos ares


Ao assistir o vídeo “Dos Sonhos aos Ares” tomamos consciência do quanto os avanços tecnológicos transformaram as vidas das pessoas.

Antigamente, para se ter uma idéia, comunicar-se por telefone exigia que a conexão fosse feita quase que manualmente. Atualmente, todos irrestritamente têm acesso a esse meio de comunicação.

Santos Dumont estava à frente do seu tempo. Inspirando-se nas aves imaginou um meio de transporte totalmente inusitado para aquela época, foi chamado de louco. Bill Gates, também foi considerado por seus colegas um sonhador quando em 1975 criou a Micro-soft hoje conhecida por Microsoft, e que mudou o conceito sobre os sistemas operacionais no mundo. Bill também estava à frente do seu tempo. E ficou bilionário com seu invento.
A tecnologia transforma vidas dia a dia, a partir de sonhos, podem-se criar novos horizontes jamais conquistados, assim como globalizar saberes. O fato é que, ou nos inserimos ou ficamos para traz. Nós educadores, necessitamos buscar meios mais inovadores e mais eficazes para mediar o processo de aprendizagem, tornando o espaço pedagógico mais qualitativo e interessante para os alunos.

Ela qualifica e enriquece nosso trabalho, faz com que os alunos se interessem mais, e pessoalmente me ajuda em meu planejamento, fazendo com que eu busque harmonia com o que preciso trabalhar e o que interessa ao aluno. Uso a internet sempre para fortalecer laços de amizade, trabalho e pesquisas.







WEB QUEST

Sites relacionados a Educação


www.mec.gov.br/

revistaeducacao.uol.com.br/



educacao.uol.com.br/

pt.wikipedia.org/wiki/Educação



igeducacao.ig.com.br/


www.planetaeducacao.com.br/


bve.cibec.inep.gov.br/


portal.mec.gov.br/

www.suapesquisa.com/educacaobrasil/

www.brasilescola.com/educacao/educacao-no-brasil.htm

www.lendo.org/category/areas-de-pesquisa/educacao-no-brasil/




















Atividade unidade 2
Na aula deste dia estudamos a importância da educação digital em nossas vidas , utilizando a internet com segurança, os riscos que a temos com os vírus de computador e como estes começaram .Trabalhamos com editor de textos e salvamos os trabalhos.
Posteriormente fizemos atividades de pesquisa de uso do curso de mídias na educação.,lemos reportagens e avaliamos as paginas relativas.
A internet é um ótimo recurso para pesquisa e atualização do professor, podemos enriquecer ,no uso pessoal e profissional, dando qualidade ao processo de ensino aprendizagem .
O cuidado com os vírus de computador deve ser levado a sério, sempre antes de utilizarmos mídias devemos usar um antivírus,principalmente no Windows,pois no linux o desenvolvimento do vírus é dificultado. Pesquisamos também sobre o surgimento de worms (vírus)de computador.
A internet é um ótimo recurso , porém é preciso saber usa-lo de maneira correta e facilitada, para auxiliar em pesquisas, e não acabar perdendo tempo com muita informação.

A internet é muito eficaz porém é preciso saber utilizá-la da melhor forma possível, pois as informações aparecem misturadas.Por exemplo temos o google que é um site de pesquisa muito famoso,e auxilia muito nosso trabalho.Porém não basta termos o site de busca é preciso saber classificar as informações e não perder tempo, é necessário ser objetivo para não se perder com tantas informações.
Trabalhamos nesta unidade com os recursos favoritos,que podemos guardar sites interessantes adicionando nessa ferramenta.Além disso aprendemos a usar o hipertexto, o hiperlink,e utilizamos na prática.
Depois disso trabalhamos , ou seja escolhemos um texto sobre educação inovadora , na net , o que eu escolhi e discorri foi:

- Aprendizagem significativa
José Manuel Moran



*A escola precisa ser mais significativa para o aluno, é pouco estimulante para os alunos e também para os professores.

*Precisa partir de onde o aluno está, sua vivência, seus valores e cultura.

*Precisamos ser inovadores, ser mediadores do processo de ensino aprendizagem.

*Organizar atividades mais significativas.

*As técnicas de comunicação são muito importante nesse processo.

*Devemos reorganizar ambientes, organizar projetos mais significativos.

*A convergência e integração das mídias: Tudo começa a integrar-se com tudo, a falar com tudo e com todos.

*As mudanças que estão acontecendo na sociedade, mediadas pelas tecnologias em rede, são de tal magnitude que implicam- a médio prazo - em reinventar a educação como um todo, em todos os níveis e de todas as formasEscolas não conectadas são escolas incompletas.

*A melhor estratégia é a da auto-motivação.

*Alguns recursos são importantes; utilizar situações do cotidiano (filmes, histórias, poesia, arte....).

*Ensinar e aprender hoje pode transformar-se em um estimulante e fantástico desafio, que nos realiza profissional e pessoalmente.











































UNIDADE 3

Nesta aula trabalhamos com a criação de e-mail gratuito, no caso o
g-mail, o qual possibilita a criação de blogs,editor de texto, planilha eletrônica ,agenda entre outros recursos.Incluímos endereços dos colegas e mandamos e-mails, com e sem anexos.O correio eletrônico deixa nossa vida mais funcional e prática ,auxilia nosso dia , a dia ,juntamente com colegas escrevemos o texto on-line realizando trocas de idéias .

Pesquisamos sites sobre power point , que podem auxiliar no uso de netiqueta na internet, como devemos usar e-mails de maneira educada e sem tornar-se importuno.Observamos vários slides educacionais, os quais com temas referentes ao nosso trabalho e que podem ajudar na explicação de conteúdos e desenvolvimento de habilidades, depois disso slide e escolhemos um para apresentar ao grupo.
Desta maneira, posso utilizar esses recursos da melhor forma possível, comunicando-me com colegas sobre assuntos de aulas , sugestões e duvidas, bem como ensinar aos alunos a utilizar esses recursos para interagirem com as mídias digitais, sendo que a tecnologia se torne auxiliar na busca de uma educação mais qualitativa e interessante para os alunos.



















UNIDADE 4

Trabalhamos nesta unidade os recursos tecnológicos para comunicação e interação, tais como: fórum, chat e lista de discussão.Esses recursos podem ser bem utilizados no dia a dia em sala de aula , pois muitas escolas trabalham os mesmos conteúdos , podendo haver interação entre escolas de diferentes lugares.
Fórum é um espaço que os participantes mandam as mensagens e essas ficam armazenadas na ordem de recebimento.
Chat são mensagens enviadas em tempo real , em que são criados grupos conforme assunto, tema, idade e as pessoas se comunicam entre elas.O mais usado é o msn,que possibilita o contato em tempo real , com pessoas de qualquer parte.
Lista de discussão , as pessoas criam um grupo, se cadastram nessa lista e recebem as mensagens das pessoas da lista.
Existem vários tipos de fóruns e podemos utilizar sempre, pois há vários tipos de temas e assuntos possíveis.
Trabalhamos um pouco sobre o conceito de netiqueta, que deve ser compreendido sobre o conceito de etiqueta na rede.Devemos ser cuidadosos quando falamos com outras pessoas, pois nem todas são conhecidas e não podemos ser informais com pessoas que não temos intimidade.
















Unidade 5

Editar textos utilizando recursos como formatar parágrafos, espaço, tipo, tamanho, cor da fonte, incluir figuras.
Editar planilhas, exportar documentos, formatar e inserir imagens, criar blogs e realizar atividades em grupos.
Escrevmos no blog sobre Internet na educação-José Manuel MorAn.

Unidade 6

Apresentações de slides,para nossas aulas, podemos usar fotos e temas estudados e criar power paints interessantes, para dar mais animo e enfase as nossas aulas. Nesta aula conhecemos o Slidehare que possibilitou compartilhar apresentações, que vão de encontro ao nosso tema.
Para criar uma apresentação, eleger elementos.
->o que
->porquê
->texto
->para quem
->linguagem visual
->roteiro
->pré-produção
->digitação
->pós-produção
->gravação
->reflexão
Criamos um slide que é sobre o tema de aula.
Criar e apresentar.

Unidade 7

Criação de Blogs.Nesta unidade criamos um blog, visitamos blogs dos colVisegas e aprendemos a utilizar em sala.Visitar blogs diversos,colocamos fotos.
Publicar textos,postamos textos e imagens.

Unidade 8

Cooperação e interação em rede.
Reflletimos sobre como a tecnologia é importante no processo de ensino aprendizagem, como a interação e troca de idéias pode enriquecer nosso trabalho de Sala de aula.
Videos de sites
Uso de impressões.
É preciso saber refletir sobre as novas tecnologias, examinando situações problemas, experiências.
A cooperação fez com que houvesse um estimulo na criação de Blogs.Os blogs são espaços de interação e conversa, trocar experiências, aprender, pois educaçõa é isso.
Olhamos o youtube.
Abobe Flash Player e criamos videos.
A inclusão digital deve fazer parte do processo de ensino de forma a promover a educação e um desafio-inclui.

Unidade 9

Trabalhamos com o aplicativo Calc, horários de aulas, banco de dados, empréstimos de livros, etc.
Organizar aulas, notas, turnos, turmas, custos, entre outros.
Escolher o tema de organização, inserir gráficos e formatar.

Nenhum comentário: